domingo, 25 de março de 2012

Apêndice I :

As trancas e as chaves da oração



As trancas: dez coisas que bloqueiam a oração  

                          
1. Orar sem conhecer a Deus por meio de Jesus - João 14:6 - Respondeu-lhe Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." 
2.Orar com o coração que não expressa arrependimento - Salmos 66:18-19 - "Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção à oração que lhe dirigi." 3. Orar para aparecer - Mateus 6:5 - "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa." 4. Orar com palavras repetitivas e vazias - Mateus 6:7-8 - "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." 
5. Orações não feitas - Tiago 4:2 - "Nada tendes, porque não pedis."
 6. Orar com coração ambicioso - Tiago 4:3 - "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para
o gastardes em vossos deleites.
"
 
7. Orar enquanto maltrata seu cônjuge - 1 Pedro 3:7 - "Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher ... e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações."
 8. Orar enquanto ignora o pobre - Provérbios 21: 13 - "Quem tapa o seu ouvido ao clamor
do pobre, também clamará e não será ouvido.
" 9. Orar com amargura no coração por alguém - Marcos 11:25-26 - "Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas." 10. Orar sem fé no coração - Tiago 1 :6-8 - "Pa-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos."



As chaves: dez coisas que tornam a oração eficaz


1. Orar pedindo, buscando e batendo - Mateus 7: 7-8, 11 - "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-a. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?"
 2. Orar com fé - Marcos 11 :24 - "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."
 3. Orar em secreto - Mateus 6:6 - "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."  4. Orar segundo a vontade de Deus - 1 João 5:14 - "E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve."
 5. Orar em nome de Jesus - João 14: 13-14 - "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
" 6. Orar em concordância com outros crentes - Mateus 18:19-20 - "Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos us. Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, estou eu no meio deles." 7. Orar enquanto jejua - Atos 14:23 - "E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido." 8. Orar com uma vida em obediência - 1 João 3:21-22 - "Amados, se o coração não nos condenatemos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável à sua vista."
 9. Orar firme em Deus e em Sua Palavra - João 15:7 - "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito." 
10. Orar enquanto deleita-se no Senhor - Salmos 37:4 - "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração."
                   


                                UM RESUMO DAS TRANCAS E DAS CHAVES DA ORAÇÃO
1. Voprecisa ter um relacionamento justo com Deus.
2. Você precisa ter um relacionamento justo com outras pessoas.
3. Seu coração precisa ser justo.







  A oração dum justo é poderosa e eficaz. - Tiago 5: 16