quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

10º Dia: O amor é incondicional


Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em
nosso favor quando ainda éramos pecadores
. - Romanos 5:8

Se alguém perguntasse, "Por que você ama a sua esposa?" ou "Por que você ama o seu marido?" - o que você diria?
A maioria dos homens mencionaria a beleza de sua esposa, seu senso de humor, sua bondade ou sua força interior. Talvez falasse da sua comida, do seu bom gosto para decoração ou quem sabe da boa mãe que ela é.
As mulheres provavelmente diriam algo sobre a aparência de seu marido ou sobre sua personalidade. Elas o elogiariam pela estabilidade ou pelo caráter. Elas poderiam dizer que o amam porque ele está sempre presente. Ele é generoso. Ele é ajudador.
Mas e se dentro de alguns anos o seu cônjuge perdesse todas essas coisas? Você ainda o amaria? Baseado nas respostas acima, a única resposta lógica seria "não". Se as suas razões para amar seu cônjuge têm ligação com as qualidades dele - e se essas qualidades, de repente ou gradualmente, desaparecerem - a sua base para amar se vai.

A única maneira de o amor durar por toda uma vida é se ele for incondicional. A verdade é: o amor não é determinado por estar apaixonado, pelo contrário, ele é determinado por escolher amar.
A Bíblia se refere a essa espécie de amor utilizando a palavra grega ágape.
Ele se difere dos outros gêneros de amor que são: philos (amizade) e eros (amor sexual). Ambos, amizade e sexo, têm lugar importante no casamento, claro, e são definitivamente partes da casa que construímos juntos como marido e mulher. Contudo, se o casamento depende totalmente de ter interesses em comum ou de uma vida sexual saudável, então a sua fundação é instável.
Pbilos e eros são mais responsivos por natureza e podem flutuar baseados em sentimentos. O amor ágape, por outro lado, é desprendido e incondicional. Então, ao menos que essa espécie de amor forme a fundação do casamento, o desgaste e as rachaduras do tempo irão destruí-lo. O amor ágape é aquele "na saúde ou na doença", "na riqueza ou na pobreza", "até que a morte os separe". É o único gênero de amor que é verdadeiro.
Ele é assim porque é o gênero do amor de Deus. Ele não nos ama porque somos louváveis, mas porque Ele é amor. A Bíblia diz, "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10). Se Ele insistisse que nos provássemos dignos de Seu amor, falharíamos miseravelmente. Mas o amor de Deus é uma escolha que Ele faz inteiramente por Ele mesmo. É algo que recebemos d’Ele e então compartilhamos com outros. "Nós amamos porque Ele nos
amou primeiro" (1 João 4:19).
Se um homem diz à sua esposa, "Eu não lhe amo mais", ele na verdade está dizendo, "Eu nunca lhe amei incondicionalmente desde o início". Seu amor era baseado em sentimentos ou circunstâncias, não em compromisso. É nisso que resulta a construção de um casamento alicerçado no amor pbilos ou eros. Precisa haver no casamento uma fundão mais forte que a amizade ou a atração sexual. O amor incondicional, isto é, o amor ágape, não será governado pelo tempo ou pelas circunstâncias.
Isso não quer dizer, no entanto, que o amor que começa por razões erradas não pode ser restaurado e redimido. De fato, quando um casamento é reconstruído com o amor ágape na sua fundação, eno os aspectos da amizade e do romance se tornam ainda mais intensos do que antes. Quando a apreciação um do outro como melhores amigos e como amantes é baseada em um compromisso inabalável, experimentamos uma intimidade que o pode ser adquirida de nenhuma outra forma.
Porém, se não permitirmos que Deus plante o Seu amor dentro de nós, iremos lutar e fracassar na busca por esse tipo de casamento. O amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:7) não vem de dentro. Ele só pode vir de Deus.
A Bíblia diz que "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38- 39). Esta é a espécie do amor de Deus. E felizmente - por uma escolha nossa - essa pode se tornar a espécie do nosso amor. Mas primeiro precisamos recebê-lo e compartilhá-lo.
E não se surpreenda caso seu njuge comece a viver confiantemente à sombra desse amor, se ele se tornar ainda mais adovel com você. Você não dirá mais: "Eu lhe amo porque ... ", você dirá: "Eu amo você e ponto final."

» Desafio de hoje »

Faça algo fora do normal para o seu cônjuge - algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais. Lave o carro dela. Limpe a cozinha. Compre a sobremesa favorita dele. Dobre as roupas lavadas. Demonstre amor pela simples alegria de serem parceiros no casamento.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

Seu amor era baseado nos atributos e comportamentos do seu cônjuge, ou em seu compromisso? Como você pode continuar demonstrando amor quando ele não retoma da maneira como você espera?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aquele que confia no Senhor, a miserirdia o cerca, (Salmos 32:10)

25 comentários:

  1. Hj vi ele bem rapidinho, não deu de fazer nada. Mais ele pegou nosso filho, foi passear com ele. Quando ele voltou pedi o carro dele emprestado pra ver r jo mercado e ele não quis emprestar. Fiquei com raiva mais não falei nada

    ResponderExcluir
  2. No 10º dia do meu desafio senti mudança em mim, logo de manhã houve um pequeno incidente em casa, provocado por ele, que nos deixou sem água para o banho matinal. Antes eu daria um ataque e falaria um monte de besteiras e me arrependeria depois. Hj consegui me controlar, ele solucionou o problema e considero o meu controle como o meu presente para ele hj. Melhorarei mais a cada dia e receberei dele isso tb. Amém! Lu.

    ResponderExcluir
  3. O que se pode fazer estando separados? Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça alguma comida que ele gosta e entregue você mesma.

      Excluir
  4. Incrível como Deus já tem plantado o Amor Dele no meu coração e mesmo sem merecer tenho feito tudo pra ele, sempre pensando no Amor D Deus... Deus tem falado comigo... Hj fiz almoço , arrumei as coisas e daqui a pouco farei mais coisas p demonstrar amor.

    ResponderExcluir
  5. Graças Deus mais um dia pois não está sendo fácil devido estarmos separados e eu ter q viajar essa semana.
    Ele disse q não tem volta que não adianta eu criar expectativas e q não qria me ver mais.
    Porém hoje eu mandei uma msg de bom dia e disse q msm sabendo q ele já disse q não qria me ver eu qria vê-lo msm assim antes de viajar,ele visualizou mas não respondeu.
    Fiquei pensando em como cumprir o desafio de hoje já q estamos separados
    Pensei na sobremesa q mais gostamos q é o açaí mas ficou so no pensamento msm.
    Sem esperar ele chegou na minha casa e quase surtei pq não tava esperando e para minha surpresa ele trouxe um açaí rs.Conversamos bastante ele me deu o açaí na boca com todo mimo igual sempre faz eu não tava acreditando
    Depois na hora de ir embora ele me chamou eu não qria com medo,dai ele falou "vem me abraçar" levantei nos abraçamos ficamos uns 2 min abraçados sem falar nada.Depois ele me desejou uma Boa viagem e disse q chega(quis dizer q so foi em casa pq eu ia viajar e q depois não ia me ver mais).
    Quando ele chegou na casa dele me mandou msg preocupado se eu estava bem q era pra eu comer comprar uma vitamina e me cuidar (pq já perdi 6 kgs)
    Então Deus fez com a o desafio fosse cumprido msm ele me levando a sobremesa.
    Feliz com Deus pq até ontem ele não qria me ver tava mto bruto.
    Deus é fiel e peço força e sabedoria pra concluir o desafio até o final e eu irei testemunhar
    Deus no controle sempre

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Antigamente costumávamos fazer tudo juntos, agora que estamos separados há 15 dias, mesmo tendo nos visto uma vez em cada uma das semanas, estou seguindo os passos e me sentindo cada dia mais feliz, mas hoje, quando fui perguntar o que faremos no fim de semana recebi um "devagar com o andor". Fico na dúvida se devo persistir ou bater em retirada para que ele sinta falta.
    Nos separamos porque ele foi orgulhoso e não percebeu meus problemas também (estou desempregada e andava nervosa).
    Eu estou fazendo de tudo para melhorar a mim, mas ele nem parece notar a parte dele e do esforço que ele precisa fazer para estar no relacionamento também.
    Alguém mais tem alguém orgulhoso ao lado? O que devo fazer, ser uma pessoa melhor ou agir estrategicamente?

    RLS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça sabedoria a Deus
      Ele irá te guiar
      Não desista pois é isso q o inimigo quer.
      Deus te abençoe

      Excluir
    2. Peça sabedoria a Deus
      Ele irá te guiar
      Não desista pois é isso q o inimigo quer.
      Deus te abençoe

      Excluir
    3. O orgulho eh uma pedra de gelo que só se quebra com muito calor. Seja firme na direção, siga os desafios e conselhos do livro e se mantenha forte, uma hora vai ceder.. Pode apostar.

      Excluir
    4. O orgulho eh uma pedra de gelo que só se quebra com muito calor. Seja firme na direção, siga os desafios e conselhos do livro e se mantenha forte, uma hora vai ceder.. Pode apostar.

      Excluir
    5. Verdade temos que colocar o amor de Deus acima de tudo..Para Deus nada é impossível se vc quer Deus dará..Basta ser fiel a ele e amar ele acima de tudo..Deus no comando sempre..

      Excluir
  8. Nao aguento mais. Cada dia é mais difícil. Parece que todo meu esforço é em vão. Vou desistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desisti não. é isso que o inimigo quer..
      lembre-se, satanás não tem familia, ele veio para destruir a nossa.. mais quando estamos debaixo da proteção de Deus nada nos atingirá.. vai ter dias ruins e dias bons.. a nossa força vem de Deus..
      sempre quando vim esse pensamento de desisti reprendi. isso é o inimigo te colocando pra baixo..

      Excluir
  9. Pra mim não estar sendo fácil. Meu esposo trabalha muito e se estressa bastante no serviço. Logo que chega em casa ele quer beber e assim logo que começa a beber ele me desandesanima

    ResponderExcluir
  10. Eu limpei tudo q ele teria q limpar na cobertura. E lembrei de sorrir qdo ele chegou

    ResponderExcluir
  11. 10° como está difícil ela nunca me amou incondicionalmente vai ser difícil quebrar todas as mágoas do coração dela..Mais não quero desistir..Temos que buscar o amor de Deus a cada dia..Só assim teremos o que desejamos..

    ResponderExcluir
  12. 10°dia não vejo nenhum sinal que vai dá certo..Ela está cada dia mais fria comigo 7dias que ela dorme em quarto separado e fala para mim todos os dias já era meu amor que eu sentia por vc..Colocava a culpa nela mais as palavras ferem mais do que um tiro..Muita mágoa no coração dela..Mesmo que eu não consiga reconquista lá não vou desistir do desafio de amar afinal são 40 dias e não 10..Foco força e Fé..Deus no comando sempre..

    ResponderExcluir
  13. Meu amor ERA baseado apenas nos atributos e comportamentos de Jeison. Mas agora vou sempre perdoa-li mesmo quando ele não der retorno positivo de meu amor e vou amá-lo independente da condição que esteja comigo.

    ResponderExcluir
  14. Os illuminati são uma sociedade secreta que se esforça para promover valores espirituais e morais. Foi fundada sob princípios de amor, justiça, unidade, paz e alívio. Os illuminati reúnem indivíduos de boa vontade, independentemente de suas diferenças e origens, e garantem que esses bons homens se tornem melhores na sociedade. Você deseja ser um membro dos illuminati e se tornar rico, famoso, poderoso e se destacar na vida? Você estava dando $ 900.000 como o primeiro benefício. Por favor, entre em contato comigo agora ou adicione-me whatsapp +2348113388018 Email davidcastrocarlo@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Estou encantada pelo desafio, chego a me emocionar diariamente! Estamos eu e meu marido fazendo juntos ! E estamos maravilhados com as mudanças!

    ResponderExcluir
  16. (aleatoriamente) aplicando ainda mais o respeito, amor, gentileza.
    O que é já era maravilhoso ficou melhor 😍
    Ele disse que estamos em lua de mel. 🥰🙏

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente, cumprimentei-o bem!
    E dei uma dica para recuperar da alergia que tinha.

    rrlsn

    ResponderExcluir