segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

2º Dia: O Amor é Bondoso


Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros,
perdoando-se mutuamente, assim como Deus os
perdoou em Cristo.
- Efésios 4:32
A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa. Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos dos outros atributos que discutiremos.
O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor. Elas vêem você como sendo bom com elas e para elas.
A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4). Pessoas bondosas acham favor aonde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la
em quatro ingredientes principais:

Gentileza. Quando você é movido pela bondade, você é cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Você é sensível, tenro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a sua censura ou provocação soe o mais leve possível. Você fala a verdade em amor.

Prestabilidade. Ser bom significa que você supre as necessidades do momento. Se forem os afazeres domésticos, você se ocupa com eles. Um ouvido? Você dá o seu. A bondade agracia a esposa com a habilidade de servir ao marido sem se preocupar com os seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser
aquele q
ue fará de tudo para suprir essas necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.

Boa vontade. A bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera, é flexível. Em lugar de reclamar ou dar desculpas, você busca razões para se comprometer e ajudar. Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas à sua maneira.

Iniciativa. A bondade pensa à frente, e dá o primeiro passo. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forçada a sair do sofá. O marido ou a esposa gentil será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele (a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Quando agimos segundo a bondade, vemos as necessidades, e então tomamos a atitude primeiro.

Jesus descreveu de forma criativa a bondade do amor na parábola do Bom Samaritano, encontrada na Bíblia - Lucas, capítulo 10. Um homem judeu atacado por assaltantes foi deixado
quase morto em uma estrada deser
ta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado decidindo não parar. Muito ocupados. Muito importantes. Apreciadores de mãos limpas. Mas um homem comum de outra etnia - os odiados samaritanos, cujo ódio pelos judeus era cruel e mútuo - vê o homem em sua necessidade e é movido de compaixão. Atravessando todos os limites culturais e arriscando se expor ao ridículo, ele parou para ajudar o homem. Enfaixando-lhe as feridas e colocando-o sobre seu próprio animal, ele o carrega até uma hospedaria e paga todas as despesas médicas do seu próprio bolso.
Onde anos de racismo causaram rixa e divisão, um ato de bondade aproximou dois inimigos. Gentilmente, prestativarnente, de boa vontade. Tomando a iniciativa, esse samaritano demonstrou a bondade verdadeira de todas as maneiras possíveis.
o foi a bondade uma das principais coisas que uniram você e seu njuge em primeiro lugar? Quando se casou, você não esperava curtir a bondade dele para o resto de sua vida? O seu njuge não esperava o mesmo de você? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.
A Bíblia descreve uma mulher cujo marido e filhos a abençoam e honram. Entre todos os seus atributos, se destacam estes: "Fala com sabedoria e ensina com amor" (Prorbios 31:26). E vo? Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria à luz da bondade? Você é áspero? É gentil e prestativo? Você espera que lhe pam alguma coisa ou votoma a iniciativa de ajudar? Não espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para que então, vopratique a bondade.
É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação. Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter
consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade.

» Desafio de hoje »

Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto inesperado.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
Que descobertas sobre o amor você fez hoje? O que você fez especificamente com relação a este desafio? Como você demonstrou bondade?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

O que faz um homem desejável é a sua benignidade. (Provérbios 19:22).



45 comentários:

  1. Esta complicado mais com Deus tudo e possível. Wellington

    ResponderExcluir
  2. ola... hoje surpriendi minha esposa com uma carta de amor linda.... ela chegou ate chorar de emocao... estou adorando esse desafio....... Rafael

    ResponderExcluir
  3. Nao sou casado apenas namoro,mas não vou esperar o pior p começar a cuidar do meu relacionamento.um otimo desafio.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de mais uma vez ele não ter me tratado muito bem, eu o tratei de forma amorosa, não o magoando. Mesmo ele me dando motivos.

    ResponderExcluir
  5. hoje estou no meu segundo dia mas vejo que ela ainda esta meio arredia tambem nao é por menos faz 2 anos que nos separamos e agora que percebi que ha amo espero que nao seje tarde,estou tratando ela bem porque preciso reconquista-la Deus vai me ajudar na hora certa

    ResponderExcluir
  6. Gente preciso de ajuda....já estou tão triste e desanimada, que leio, leio e não tenho forças para fazer os desafios....não tenho mas imaginação para fazer......podem me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busque força no Senhor! Ele é nossa fortaleza!

      Excluir
  7. hj é meu segundo dia e estou tao esperancosa. Ontem no primeiro dia ja vi resultados, claro, ele nao foi perfeito, mas nao estavamos nem conseguindo nos falar e agora ate brincamos um pouco e ele fez uma gentileza p mim, comprou algo q eu queria comer...enfim...renovei minha fe em deus e no meu casamento. Ainda nao consiho parar de pensar nas traicoes dele, algo q me perturba diariamente ha mmuitos meses, mas hj, me sinto melhor, mais disposta a perdoar. Deus é fiel ns minha vida

    ResponderExcluir
  8. hoje e meu segundo dia escrevi uma carta de amor para ele ta sendo dificil pois ele mi despresa em todos os sentidos mais deus vai mi ajudar

    ResponderExcluir
  9. Hoje fiz vários bilhetes e espalhei pela cs como se fosse uma caça ao tesouro. E por último recortei um coração e falei q o meu coração era o tesouro e q estava no centro do querer d Senhor. E perguntei se ele estava disposto a encarar essa aventura chamada recomeço. E pedi perdão pelos meus erros. Ele gostou muito e eu me senti muito bem por ter pedido perdão.

    ResponderExcluir
  10. Liguei pra ele perguntando se ele queria ver nosso filho. Nunca pergunto. Mas estou bem desanimada.

    ResponderExcluir
  11. Hj foi um bom dia, conversamos bastante e entregamos um projeto custoso que nos dava muito trbalho, pedi desculpas pela nossa briga domingo, foi muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Dei a ele varias vezes coisas , peguei pratos na sua mao, guardei suas coisas, ajudei . Como ele esta ainda quieto e me evitando, foi o maximo que pude fazer, mas sei q o tocou.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da ideia da carta. Amanhã eu escrevo o que ele achou. Espero meus queridos e queridas, poder contar com vcs pra vencer esta terrível lida em minha vida! Que o Senhor seja glorificado em nossas vidas, mesmo em momentos de aflição!!!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  14. Como estamos separados não deu pra fazer muita coisa. Mas fui gentil quando veio aqui em cada. Tentei não me estressar com os comentários. Nada de grandioso.
    As vezes acho q sou uma tola. Ele nem ta ai pra gente. Ta vivendo vida dele e eu fico aqui... Controlando vida dele, espiando a hora q ele chega e a q sai. Com um tremendo medo de vê ele com outra. É pq pra piorar ou ajudar.. Não sei, moramos um na frente do outro. Ai não tem como esquecet mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Passei 3 damisas delem pois em 2 anos de casados so passei roupa uma vezm lavei 3 tenis dele e agora de tarde vou fazer varios coracoes em um papel e pintar de vermelho , fazer uma trilha qe chega ate uma carta de amor.

    ResponderExcluir
  16. Como eu havia escrevido acima, fiz a trilha qe chegiu ate carta, passeinas camisas e lavei os tenis, ele agradeceu mas nao qr continuar cmg ta doendo mas vou lutar ate o fim.

    ResponderExcluir
  17. No 2º dia do meu desafio, continuei calma, fazendo td que já faça, como dar atenção, cuidar dos objetos pessoais. Não reclamei de nada e tb não disse nada negativo. Fluiu bem, mas ele continua ausente, mas recebendo bem minha mudança.
    Lu.

    ResponderExcluir
  18. Continuei mantendo a paciência. Fiz as coisas q estiveram ao meu alcance pta demonstrar bondade. Ele nem reconheceu.

    ResponderExcluir
  19. Como tarefa escrevi para ele o quanto o amo e o quanto desejo restaurar nossa relação....ele foi hostil e disse que não sente nada por mim...e que esta decidido terminar tudo....tenho fé e esperança....dou muito saber isso...

    ResponderExcluir
  20. Descobri q o Amor é bondoso , e bondade ntem a ver c o q nos fazem. Eu arrumei a gaveta d sapatos dle q ele vinha reclamando, e ele tirou dois tênis meus q dxei lá (tinha MT mais sapato meu por n caber nas minhas aí tirei TDs q deram nas minhas). E jogou no chão. Continua m desprezando e retribuiu c o mal e c falta d gratidão cm smp, só buscando algo ruim , n caso meus tênis, p fk c raiva e jogar.

    ResponderExcluir
  21. Bom hoje fiz algo que acredito que ele nao esperava. Bom como estamos separados até de casa pensei como vou fazer algo bondoso com ele longe. Mas DEUS me deu uma oportunidade. Quando ele chegou do serviço liguei para ele perguntei se estava bem. É então ele comentou que uma tia dele estava doente irmão do pai dele. É então como eu avia dito para ele que não queria mais falar com o país dele; então surgiu a oportunidade liguei para o pai dele perguntei como estava a irmã dele e que eu estava orando para ela realmente estou orando. Ele ficou surpresos pois pensou que eu não ia liga. Mas quando ele veio ver nossa pequena tudo estava ótimo. Até que meu sobrinho fiz algo que o deixou chateado e ele foi embora é não atende o telefone isso dói muito

    ResponderExcluir
  22. Estou amando o desafio muito bom... casamento vai melhorar bastante se Deus quiser. Tudo de Bom pra vcs.

    ResponderExcluir
  23. Estou amando o desafio muito bom... casamento vai melhorar bastante se Deus quiser. Tudo de Bom pra vcs.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Gente, eu não tinha ideia do que fazer, então fiz algo simples( até porquê não sou romântica)Como é começo de ano, comprei um calendário de mesa que a cada folha vem um desenho para pintar, eu pintei e dediquei o nosso aniversario de namoro. Deu super certo! Ele amou, fiquei feliz com a reação e bem triste em saber que é tão fácil fazer ele sorrir e nunca tinha tentado.

    ResponderExcluir
  28. Minha situaçao bem complicada nao fiz nada de errado mas ele me trata mal nao me apoia em nada e pirracento eu quero mudar isso mas e dificil ser bom com quem nao quer ... mas tou conseguindo a tatica de respirar fundo ajuda mesmo depois de um balde de agua fria que ele joga em meus prigetos muita discussao fiz um poema dizendo o porque eu o amava ..... mas por dentro estou chorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solução mesmo que muito demorada é o divórcio. Deus não quer ver seus filhos sofrendo. Fiz de tudo. E um dia orei para que Deus tirasse esse sofrimento da minha vida. Dois dias depois ele foi embora

      Excluir
    2. Solução mesmo que muito demorada é o divórcio. Deus não quer ver seus filhos sofrendo. Fiz de tudo. E um dia orei para que Deus tirasse esse sofrimento da minha vida. Dois dias depois ele foi embora

      Excluir
  29. Minha situaçao bem complicada nao fiz nada de errado mas ele me trata mal nao me apoia em nada e pirracento eu quero mudar isso mas e dificil ser bom com quem nao quer ... mas tou conseguindo a tatica de respirar fundo ajuda mesmo depois de um balde de agua fria que ele joga em meus prigetos muita discussao fiz um poema dizendo o porque eu o amava ..... mas por dentro estou chorando

    ResponderExcluir
  30. Coloquei as tarefas domésticas em dia.
    A noite fomos no shopping e ele comprou coisas que queria. Ficou muito feliz.
    Ele perdeu o emprego recentemente,então foi maravilhoso ve lo feliz.
    (:

    ResponderExcluir
  31. Eu aprendi q a bondade sempre é melhor . Torna as coisas mais leves e atrai bondade. Eu demonstrei bondade ajudando, cuidando da filha dele comprando material, sendo paciente em tudo e fazendo pequenos atos de bondade arrumando as coisas dele e participando com ele

    ResponderExcluir
  32. Para quem esta ferido e se escondendo atrás do orgulho de não dar o braço a torcer, é mais difícil de se render mesmo, normalmente eles ou elas vão dar um de Durão para que vocês não notem facilmente que algo esta mexendo com eles. Este desafio é na verdade para que aprendam a amar de verdade e os verdadeiros significados desse amor, as mudanças que vão acontecer com vocês iram refletir diretamente na outra pessoa, fazendo-a se render a sua bondade e por fim se entregar a essa magia.
    No início é duro mesmo, vão chegar a um ponto de pensar que isso não funcina e que é invao, mas creia que se Deus plantou o desejo de mudança e a vontade de lutar pelo melhor relacionamento, não vejo porque desistir, quando vier a fraqueza ore, pode acreditar que o inesperado vai acontecer.
    As maravilhas desse desafio aconteceu comigo. ��

    ResponderExcluir
  33. Já fiz uma vez e estou repetindo...
    Como não estamos morando juntos o gesto inesperado foi um jantar
    Conversamos um pouco e foi ótimo
    Q Deus abençoe nossas vidas ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nessa situação 😩😩😩 me conta deu certo? Estou aguardando o jantar para o nosso aniversário estou. Estou sem ideia para o inesperado 😩😩😩😩 o que faço pra ele ?

      Excluir
  34. Estou fazendo um curso de casais na minha igreja no primeiro dia foi otimo mas quando cheguei em casa as brigas começou. Fiquei muito mal mas fui orar a Deus. Eu tenho fé que tudo vai ficar bem estamos no segundo desafio estou muito focada creio w vamos melhora muito.


    ResponderExcluir
  35. Descobri que quando se demonstra o amor através da bondade, estamos indo contra o "pagar o mal com o mal" do mundo. Eu lavei umas roupas dele, continuo ouvindo calada e escrevi uma mensagem de fé e preguei na parede enquanto ele ia tentar um emprego e limpei a casa. Ele reagiu com um sorriso de primeira mas imediatamente voltou a me ofender e me xingou MUITO. Mas Deus eh fiel! CarlaM.

    ResponderExcluir
  36. Olá a todos, minha boca está cheia de testemunhos. Eu fui ajudado pelo Dr. Oso, sou casado há quatro anos e, no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para afastar meu amante de mim e meu marido me deixou, as crianças e os filhos. sofremos até encontrar um posto em que esta mulher, Dra. Oso, que ajudou alguém e eu decidi experimentá-la para me ajudar a trazer de volta meu marido para casa e, acredite, eu acabei de enviar minha foto para ela a de meu marido e ela me disse para comprar alguns itens que eu fiz depois de 48 horas, como ele me disse, meu marido dirigiu para casa pedindo desculpas por eu perdoá-lo, agora meu marido me mostrou amor mais do que nunca Estou feliz por conhecer o Dr. Oso, ela também é bom em outros problemas, como cura do HIV, câncer, período da criança, período do casamento, período da proteção, aumento da sua remuneração, dando-lhe uma posição mais alta no seu período de trabalho, etc. entre em contato com minha mãe por e-mail: doctorojo9999@gmail.com ligue para o WhatsApp + 2348113388018

    ResponderExcluir
  37. Apenas algumas semanas atrás, vi um comentário sobre o Dr.Azaka Solution Temple, alguém falando sobre como ele a ajudou em seu relacionamento. Também o contatei porque estava enfrentando o mesmo problema no meu relacionamento. Hoje, posso recomendar corajosamente o Dr.Azaka Solution. Temple para alguém que também está enfrentando um rompimento em seu relacionamento para entrar em contato com ele para obter ajuda hoje, porque ele me ajudou a restaurar meu relacionamento de volta ao normal. Aqui estão os detalhes de contato: Azakaspelltemple4@gmail.com ou whatsapp ele +1(315)316-1521, obrigado senhor Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  38. Eu não podia acreditar que eu voltaria a me reunir com meu marido, eu estava tão traumatizada por ficar sozinha sem ninguém para ficar comigo e para estar comigo, mas eu tive muita sorte um dia em encontrar este poderoso lançador de feitiços Dr. Azaka depois de contar a ele sobre minha situação ele fez todo o humanamente possível para que meu amante voltasse para mim, na verdade depois de lançar o feitiço meu marido voltou para mim em menos de 24 horas, meu marido voltou me implorando para nunca mais ir embora eu de novo, 1 meses depois ficamos noivos e nos casamos, se você está passando pela mesma situação é só entrar em contato com ele via: Azakaspelltemple4@gmail.com whatsapp: + 1 ( 3 1 5 ) 3 1 6 - 1 5 2 1 muito obrigado senhor por restaurar meu ex-amor

    ResponderExcluir
  39. Fiz algo para ele comer e sumo de limão, pois ele tinha ficado muitas horas sem comer. Foi muito gratificante ele ter comido mesmo ele dizendo que não precisava. No início não ia fazer, mas fiz assim mesmo, mesmo ele negando. Não acabou mas comeu um pouquinho.

    Há mais alegria em dar do que em receber

    ResponderExcluir