quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

4º Dia: O amor é atencioso





Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como
é grande a soma deles! S
e eu os contasse, seriam mais do
que os grãos de ar
eia. - Salmos 139: 17-18

O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas.
Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria a pessoa amada, imaginando o que ela estaria fazendo; ensaiando coisas marcantes para dizer e, depois, curtindo doces memórias do
tempo que passaram juntos. Você disse sinceramente: "Eu não consigo parar de pensar em você."
Mas, para a maioria dos casais as coisas começam a mudar logo depois do casamento. A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem seu troféu. A caça está terminada e a perseguição encerrada, Fagulhas de romance vagarosamente tornam-se cinzas e a motivação para o pensamento esfria. Você se deixa focar em seu trabalho, seus amigos, seus problemas, seus desejos pessoais, em você. Depois de algum tempo, você involuntariamente começa a ignorar as necessidades do seu cônjuge.
Mas o fato de que o casamento acrescentou outra pessoa em seu universo não mudou. Então, se o seu pensamento não amadureceu o bastante para constantemente incluir esta pessoa, você se pega sendo surpreendido ao invés de reflexivo. “Hoje é nosso aniversario?” “Por que você não me inclui nesta decisão?” “Você nunca pensa em ninguém além de você mesmo?”
Se você não aprender a ser reflexivo, acabará se arrependendo por ter perdido oportunidades de demonstrar amor. A falta de atenção é um inimigo silencioso para um relacionamento amoroso.
Sejamos honestos. Os homens lutam mais contra a falta de atenção do que as mulheres. O homem tem a capacidade de focar em apenas uma coisa, como um laser, e esquecer-se do resto do mundo. Enquanto isto pode beneficiá-lo naquela área específica, pode também fazê-lo ignorar outras coisas que precisam de sua atenção.
A mulher, por outro lado, é mais multiconsciente, capaz de manter-se incrivelmente atenta a vários fatos ao mesmo tempo. Ela tem a capacidade de falar ao telefone, cozinhar, saber em
que cômodo da casa as crianças estão e se perguntar por que seu marido não a está ajudando... Tudo simultaneamente. Além disso, a mulher também pensa no coletivo. Quando ela se envolve
em algum trabalho específico, fica a par de todas as pessoas que de alguma forma estão ligadas a ele.
Essas duas tendências são exemplos de como Deus projetou as mulheres para completarem os seus maridos. Como Deus disse na criação: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e o corresponda" (Gênesis 2: 18). Porém, essas diferenças também criam oportunidades para o desentendimento.
Homens, por exemplo, tendem a pensar de forma objetiva e a dizer exatamente o que querem dizer. Não é preciso mais nada para compreender a mensagem. Suas palavras são mais literais e
não devem ser analisadas além do que foi dito. Mas, as mulheres falam e pensam nas entrelinhas. Elas têm a tendência de fazer insinuações. Um homem precisa ouvir também o que está implícito se quiser obter o significado completo do que uma mulher diz.
Se um casal não tem essa compreensão um do outro, isso pode resultar em desentendimentos sem fim. Ele fica frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica frustrada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.
Uma mulher deseja profundamente que seu marido seja atencioso e reflexivo. Essa é uma das chaves que a ajuda a sentir-se amada. Quando ela fala, o homem sábio ouve como um detetive para descobrir as necessidades e desejos implícitos em suas palavras. Contudo, se ela sempre tem que juntar as peças, ele perde a oportunidade de demonstrar que a ama.
Isto também explica por que as mulheres ficam chateadas com seus maridos sem dizer a eles o porquê. Ela pensa: "Eu não deveria ter que explicar isso para ele. Ele precisa ser capaz de
olhar a situação e entender o que está acontecendo aqui." Ao mesmo tempo, ele se sente mal porque não pode ler a mente dela e deseja saber por que está sendo punido por um crime que
não sabia que havia cometido.
O amor requer atenção - dos dois lados - o tipo de atenção que constrói pontes através da combinação de paciência, bondade e generosidade. O amor ensina a acertar o alvo, a respeitar e
a apreciar a maneira única de pensar do seu cônjuge.
O marido deve ouvir a sua esposa e aprender a considerar as mensagens não ditas. A esposa deve aprender a se comunicar com atenção e não dizer uma coisa significando outra.
Porém, com freqüência você fica irado e se frustra, seguindo o padrão destrutivo "Preparar, apontar, fogo!" Você fala de forma dura e só depois pensa se deveria ter dito o que disse. Mas a
natureza atenciosa do amor lhe ensina a usar a mente antes de usar os lábios. O amor pensa antes de falar. Ele filtra as palavras com a peneira da verdade e da bondade.
Quando foi a última vez que você gastou alguns minutos pensando em como poderia demonstrar amor ao seu cônjuge e entendê-lo melhor? Qual a necessidade imediata que você pode suprir? Para qual próximo evento (aniversário, data comemorativa, feriado) você já pode se preparar? Grandes casamentos vêm de grandes reflexões.

» Desafio de hoje »

Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele está e se tem algo que você pode fazer por ele.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje? Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vos. (Filipenses 1:3).

20 comentários:

  1. ADOREI seu blogue obrigada... Já estou no quarto dia e espero continuar firme até os 40 para poder salvar meu casamento..

    ResponderExcluir
  2. estou no 4 dia !!!confeço q pensei em desisti!!!o meu desejo d faze-lo feliz e maior q tudo!!!vou continuar!!!peço a ajuda de Deus todos os dias !!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz o desafio, mandei uma mensagem, mas ele não me respondeu. Mas de qualquer forma eu vou dar atenção a ele. Merecendo ou não, eu o farei.

    ResponderExcluir
  4. Hoje vou iniciar meu quarto dia,tá nas mãos de Deus...o senhor Deus é o nosso arquiteto do amor .

    ResponderExcluir
  5. Senti uma necessidade de expor um pouco hj a falta de carinho dele e nao fiquei falando com segundas intenções como sempre faço, precisava conversar um pouco por isso que toquei no assunto, me senti melhor, apesar das respostas nem um pouco motivadoras que ele deu, vou continuar com minha parte.

    ResponderExcluir
  6. Mandei msg e ele não me respondeu.
    Veio na minha casa ver meu filho, eu estava fezendi ele dormi... Então deu um beijo nele, falou q amanhã voltava e foi embora (ah.. ele ainda tem a chave da nossa casa, não tive coragem de pedir de volta, então ele entra e sai a hora q ele bem entende).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. continue fiorme, se fizerem tudo corretamnete e se esforçarem tenho certeza q o verdadeiro amor tocara o coraçao deles.
      Anonimo 2 de junho, vc noa deveria ter exposto a falta de carinho dele, vc esta fazendo errado isso, lembre-se nao deve falar nada negativo a ele.

      Excluir
  7. Esse não foi facil, ele detesta q eu ligue p ele.. ele sempre reclama q vivo incomodando e ligando atoa.. sempre me atende mas sempre na defensiva. Diz q o cobro muito, fico na cola.
    Aprendi q cheggamos num ponto dificil onde estamos com paradigmas um do outro, e para mudar esse olhar que temos um para o outro é mto dificil, a mudança tera q ser firme. E para isso fk rotineiro , será qdo melhorar

    ResponderExcluir
  8. Força meninas! Eu já fiz esse desafio mais de uma vez, no começo é difícil, cheguei a pensar que não teria efeito... Mas teve sim! E foi uma bênção. Estou fazendo novamente, com muito amor! Estou no 4° dia novamente.

    ResponderExcluir
  9. Mandei msg pra ele perguntando se estava tudo bem e se ele precisava de algo, ele respondeu, não. . Valeu.
    Bom.. pelo menos ele respondeu.. Questionei mais tarde uma coisa q ele fez e eu não concordei. Mas consegui fazer de forma calma e como ele não ia fazer diferente deixei quieto.
    Mandou msg perguntando oq eu tinha feito com o meu pequeno hj.. respondi da forma mais natural possível.
    Sabe quando vc olha no olho da pessoa e vê que vc não significa mais nada? Pois é, é isso que eu vejo. Só por um milagre mesmo ele volta pra casa.
    Sonho todos os dias com ele, quando acordo e vejo que foi só sonho ne bate um vazio.
    To mto perdida, não sei viver sem ele.

    ResponderExcluir
  10. Aqui e a Natalie, eu ligueinele falou sobre a separacao de novo e foi grosso.

    ResponderExcluir
  11. A cada novo desafio as coisas melhoram para nós dois! Obrigada ;*
    T.S.R.

    ResponderExcluir
  12. Vejo muitas pessoas na mesma situação q eu...separados,mas minha situação é pior...ele foi infiel e esta morando com a amante... mas mesmo assim não perco a esperança... sei q ele ainda sente algo por mim!!! DEUS está no comando... É desejo dEle restaurar nossas famílias,mas precisamos fazer nossa parte com fé e buscando sempre a DEUS!!!

    ResponderExcluir
  13. 4 dia feito... perguntei se ele estava bem...respondeu que fora a dor de barriga q estava sim...rsrs...Ai eu disse se podia fazer algo por ele... ele só agradeceu... tbm entreguei o que havia comprado p ele ontem no 3 dia...pois ontem não o vi... ele adorou o presente e agradeceu!!! Rumo ao 5 dia... que Deus abençoe nosso desafio a cada dia... e q a cada dia nos aproxime mais debquem amamos!!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa é tão difícil fazer esse desafio quando o outro lado não corresponde...hoje tive outra conversa com meu esposo, mais ele esta disposto em me deixar e ir embora, me da medo só de pensar que ele vai me deixar.... confio em Deus que esse desafio nos ajudará...falhei muito..mas hj me arrependo de não ter sido uma boa esposa

    ResponderExcluir
  15. Mandei MSG perg como estava ele disse ótimo pq? Kkkkkkk
    Ai perg s ele precisava d algo d mim e ele dmorou a resp. Depois disse q estava vind embora q eu poderia preparar um lanche. Ta td feliz ... Com o tratamento

    ResponderExcluir
  16. Bom nessa parte do desafio ele ágil naturalmente. Perguntei se estava bem ou se p rescisava de algo.

    ResponderExcluir
  17. Hoje não foi fácil... Passei o dia todo muito nervosa... E a noite acabei stressado com ele...
    Pensei em desistir... Mais vou continuar.
    Acredito que vai melhorar .
    (;

    ResponderExcluir
  18. Eu perguntei certinho e ele respondeu q tava tomando umas e chegou 3 da manhã não quis nem me falar onde era e eu fiquei mtooooo decepcionada

    ResponderExcluir