domingo, 19 de fevereiro de 2012

8º Dia: O amor não arde em ciúmes


Pois o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão
inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente,
são labaredas do Senhor. - Cantares de Salomão 8:6

O ciúme é um dos impulsos mais fortes do ser humano. Ele vem da raiz da palavra zelo e significa "Queimar com um fogo intenso". As Escrituras sutilmente dizem, "O rancor é cruel e a
fúria
é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja? (Provérbios 27:4)
Na verdade, existem duas formas de ciúme: o ciúme legítimo, baseado no amor, e o ilegítimo, baseado na inveja. O ciúme legítimo aparece quando alguém que você ama, que pertence a você, desvia o coração e lhe substitui por outra pessoa. Se a mulher tem um caso amoroso e se entrega a outra pessoa, seu esposo tem um ciúme justificado por causa do amor que ele tem por ela. Ele está ansioso para ter de volta o que é seu por direito.
A blia descreve Deus como tendo esse tipo de ciúme justo pelo Seu povo. Isso não quer dizer que Ele tem inveja de nós, desejando ter o que temos (mesmo porque Ele já possui tudo).
Quer dizer qu
e Ele sente saudade de nós, desejando que Ele seja nosso primeiro amor. Ele não quer que deixemos que outras coisas venham antes d’Ele em nosso coração. A Bíblia nos adverte a adorar somente a Deus, porque "o Senhor, seu Deus, é zeloso; é fogo consumidor." (Deuteronômio 4:24).
Com isso em mente, tiramos o nosso foco do tipo de ciúme ilegítimo, o que se opõe ao amor; aquele que tem origem no egoísmo, onde ter ciúme de alguém é o mesmo que ser "movido com inveja."
Você luta contra o ciúme? Sua amiga é mais popular e você sente ódio dela por isso. Seu colega de trabalho ganha uma promoção e você não consegue dormir à noite. Ele deve ter feito tudo errado, mas você se tornou amargurado por causa do seu sucesso. Dizem que as pessoas ficam felizes com nosso sucesso, desde que não seja maior do que o delas.
O ciúme é uma luta comum. Ele é ativado quando alguém "passa a sua frente" e consegue algo que você quer. Isso pode ser muito doloroso dependendo do seu nível de egoísmo. Em lugar
de parabenizá-lo, você se enche de raiva e pensa maldades a respeito dele. Se não tomarmos cuidado, o ciúme rastejará como uma cobra em nosso coração e acabará com as nossas motivações e com os nossos relacionamentos. Ele pode nos envenenar a não viver a vida que o Senhor deseja.
Se não acabarmos com a nossa raiva aprendendo a amar os outros, provavelmente conspiraremos contra eles. A Bíblia diz que a inveja nos leva a confusão, a briga e a toda espécie de males (Tiago 3:16, 4:1-2).
Existe uma seência de cmes ilegítimos nas Escrituras. Ele causou o primeiro assassinato quando Caim desprezou a aceitação de Deus à oferta do seu irmão. Sara mandou sua criada embora porque Hagar podia gerar filhos, enquanto ela não. Os irmãos de José viram que ele era o preferido de seu pai, então eles o jogaram em um poço e o venderam como escravo. Jesus
foi ma
is amoroso, poderoso e popular que o principal dos sacerdotes, então eles tramaram Sua traição e crucificação.
Na maioria das vezes, não temos inveja de estranhos. Aqueles por quem sentimos ciúmes estão, primeiramente, na mesma esfera que nós. Eles trabalham em nosso escritório, jogam em
no
sso time, estão em nosso círculo de amizade... Ou moram em nossa casa. Sim, se não vigiarmos, a inveja pode, também, contagiar nosso casamento.
Quando você se casou, assumiu o papel de maior torcedor e de capitão do fã clube do seu cônjuge. Vocês se tornaram um e compartilharam da alegria um do outro. Mas, se o egoísmo
e
ntrar, qualquer coisa boa que aconteça com apenas um de vocês pode ser um estimulante para a inveja ao invés da parabenização.

Ele pode estar jogando golfe no final de semana, enquanto ela está limpando a casa. Ele se sente o máximo por conseguir um bom placar, e ela sente vontade de atirar nele.
Ou, talvez, ela é constantemente convidada para sair com as amigas enquanto ele fica em casa com o cachorro. Se ele não vigiar, ele pode se ofender com a popularidade dela.
Em virtude do amor não ser ciumento e sim colocar os outros à sua frente, ele se recusa a permitir que o ciúme entre. O amor lhe conduz a celebrar o sucesso do seu cônjuge ao invés de se ressentir dele. Um esposo amoroso não se importa se a sua esposa for melhor em algumas coisas, se divertir mais, ou ganhar mais aplausos. Ele a vê como um complemento dele, não como uma concorrente.
Quando ele recebe louvor, ele a agradece publicamente pelo suporte em ajudá-lo em seu sucesso. Ele se recusa a vangloriar-se de forma que ela se sinta ressentida.
Uma esposa amorosa será a primeira a se alegrar pelo marido quando ele vencer. Ela não compara suas fraquezas com as forças dele. Em lugar de se lamentar, ela dá uma festa de celebração.
É hora de deixar o amor, a humildade e a gratidão destruir todo o ciúme que nasce em seu coração. É hora de deixar o sucesso de seu cônjuge unir vocês e lhe proporcionar grandes
opo
rtunidades de mostrar amor genuíno.

» Desafio de hoje »

Decida ser o maior fã do seu njuge, e decida rejeitar qualquer pensamento invejoso. Para ajudá-lo a manter o coração em seu cônjuge e a focar nas conquistas dele, pegue a lista de atributos negativos que você fez ontem e, discretamente, queime-a. Depois, compartilhe com seu cônjuge o quanto você está feliz com o sucesso que ele conquistou recentemente.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

Foi difícil queimar a lista? Quais o os aspectos positivos na vida de seu cônjuge que deixam você feliz? Como você pode encorajá-lo a obter sucessos futuros?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. (Romanos 12:15)

16 comentários:

  1. Foi muito fácil queimar. Eu gostava muuuitooo quando ele era carinhoso comigo. Posso encorajá-lo dando força, orando por ele, sempre o colocando pra cima.

    ResponderExcluir
  2. Hj não foi fácil. Me irritei e mto. Tento da o meu melhor. E hj eu escutei q fico com a nelhor parte de cuidar do nosso filho, que só sei passear com ele e falar q é meu filho. Melhor parte? Como assim? Quem faz isso é ele. Me dedico ao meu filho 24 horas por dia, avri mão de sonhos pelo bem dele, faço tudo com maior carinho pra escutar isso. Ele q pega o menino meia hora logo me entrega, pega pra passear e ainda fala que é mto conveniente pra mim. Nossa.. Pensei q iria pirar, cheguei a pensar em abandonar tudo, sair porta a fora e deixar ele com o menino pra ele sentir a parre fácil. Só não fiz pq amo meu filho mais que tudo. Mais to perdendo todas as minhas forças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!! Vc ama se marido? Por que vc que ama seu filho , toda mulher que deus lhe concede um filho ela o ama, ninguem disse que iria ser fácil esse desafio ! Vc só esta no oitavo Dia ( nessa data de Postagem), e quando vc esta perdendo as forças é ai que deus entra e te ajuda ....
      Crê tão somente em Deus e mais Ele fará

      Excluir
  3. Hoje ele chegou estranho, frio... Depois de um bom tempo me cobriu de criticas e disse que eu tinha muitos defeitos. Perguntei pelas qualidades, ele disse que eu tinha, mas que eram poucas :/ Ouvi calada. Não falei nada. Ele foi embora e há pouco ligou e pediu desculpa. Disse que estava de cabeça quente e que tinha ficado com 'pena' de mim.
    Não queimei a lista. Vou deixar para amanhã.

    T.S.R.

    ResponderExcluir
  4. Desafio do dia cumprido... queimei a lista... mas não teve nenhum sucesso recente para q eu pudesse parabenizá-lo...mas guardo isso pra mim e qdo houver vou parabenizá-lo

    ResponderExcluir
  5. Infelismente não foi um dia bom. Ontem eu não queimei a lista por pura preguiça de fazer o desafio mesmo Deus falando ao meu coração para que queimasse. E então maia tarde senti na pele o ciúme ao ver q ele estava na rua pós trabalho alegando a chuva e estar d moto , senti q era mentira pq ele não me mandou foto nem me ligou do local q disse estar, Ardi em ciúmes e raiva, e briguei muito com ele jogando um turbilhão de acusações. Por fim ele demorou muito e sequer me atendeu o celular, aumentando minha raiva e desconfiança e chegando muito tarde. Ficamos pior do q antes, não cvsamos r e o celular dele ficou tocando ele não atendeu dps fk recebendo mensagens já tarde me matando d raiva e tristeza.
    Vimos um filme romântico cada um no seu canto e eu chorei demais desejando amar alguém e ser amada como no filme. Ele ficou cantando e foi dormir na sala . senti desprezada e que ele não me ama. Dormi orando pedindo perdão a Deus por n ter conseguido pq olhei pra ele e não pra Deus, pró meu compromisso c Deus e lembrei da lição q falava exatamente d ciúmes. Foi mto triste e frustrante e estou lutando ainda mais contra minha falta de amor . vou cumprir hj jaja vou queimar a lista

    ResponderExcluir
  6. Queimei a lista , demorei muito pq teve o aniversário dos meus filhos e meu relacionamento está uma bosta novamente. Vou continuar mesmo assim

    ResponderExcluir
  7. Já comecei o dia cumprindo o desafio
    Foi mto fácil queimar a lista
    Porém ainda não o parabenizar embora não ocorreu nenhuma promoção recentemente
    Ele está mto arredio,ontem ele me ligou dizendo que não é pra eu criar nenhuma esperança pq ele não vai voltar comigo
    Excluiu o Facebook pra não ter lembranças nossas porém a outra q está com ele também excluiu
    Esse desafio eu faço por mim e peço a Deus a restauração da familia dela tb
    Pois ela é casada e tem dois filhos
    E eu não aceito o fim do meu relacionamento assim.
    Confesso q estou sem forças quase desistindo mas cada dia Deus me da forças msm q pequena pra continuar e peço a Deus a sabedoria divina pra ir até o fim.
    Msm todas as evidências me dizendo que não o fundo da minha alma do meu coração diz pra eu continuar até o 40 dia
    E eu irei testemunhar de uma forma milagrosa o quanto Deus é maravilhoso e o quanto valeu a pena lutar pelo meu relacionamento.
    Se vc tbm está como eu sem forças sem esperança acreditando q é o fim eu te digo em nome do Senhor Jesus que o diabo não tem poder para destruir nenhuma família e q ele já foi derrotado pois maior é aquele que morreu na Cruz do calvário para que hoje pudéssemos estar aqui acreditando q ele pode mudar tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI BOA NOITE... TO FAZENDO O DESAFIO, E COMO FOI COM VC? PRECISO DE ALGUÉM QUE ME AJUDE...
      cibelemurta13@gmail.com
      me mande um email assim que der... preciso de ajuda!!!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito sobrecarregado com os trabalhos domésticos e ela chega vê q está tudo pronto e é incapaz de me agradecer. Sou o suporte dela mas estou cansado gostaria de vê alguém fazendo algo por mim e me tratando com carinho e atenção e principalmente amor. Vou continuar o desafio mas vou continuar apoia-lá mas é duro. Comprei um filme Quarto de Guerra e no meio do filme ela dormiu. Difícil.

    ResponderExcluir
  10. Estou muito sobrecarregado com os trabalhos domésticos e ela chega vê q está tudo pronto e é incapaz de me agradecer. Sou o suporte dela mas estou cansado gostaria de vê alguém fazendo algo por mim e me tratando com carinho e atenção e principalmente amor. Vou continuar o desafio mas vou continuar apoia-lá mas é duro. Comprei um filme Quarto de Guerra e no meio do filme ela dormiu. Difícil.

    ResponderExcluir
  11. Ainda vou queimar a lista, estou esperando o momento certo .e realmente é difícil mas creio que chegarei ate o final e todas as coisas Deus faz para o nosso melhor. Força para todos e continue na luta até o final.

    ResponderExcluir
  12. Estou separado a 7 meses e está sendo difícil uma aproximação sem ser de volta somente Por amizade. Mas creio no desafio e creio que Deus possa restaurar nossas vidas .

    ResponderExcluir
  13. Foi um pouco difícil queimar a lista, parecia q aqui aki q estava escrito fazia parte de mim, mas queimei e irei entregando a Deus todos os pontos negativos dele e me senti aliviada pq sei q está nas melhores mãos e decidi só relembrar os pontos negativos qdo for p orar.
    Os aspectos positivos dele q me deixam feliz são a dedicação, provisão, inteligência, coragem, trabalhador, iniciativa,proteção, bondade E carinhoso.
    Compartilhei q estou muito feliz com a iniciativa de montar uma loja pra gente.
    Posso encoraja-lo a obter sucessos futuros apoiando e incentivando sendo positiva e parabenizando. Não sendo competitiva mas me sentindo parte dos sucessos dele.

    ResponderExcluir
  14. Não foi difícil queimar, mas sei que será uma luta diária esquecer a parte negativa de Jeison. As positivas que me deixam feliz são que ele SABE ser bondoso, eh inteligente, conhece a Bíblia, eh sensível e eh generoso. Não vou ter ciúmes ou inveja de nada que só ele saiba/possa fazer e vou incentiva-lo em tudo que o leve ao sucesso .

    ResponderExcluir