terça-feira, 6 de março de 2012

24º Dia: Amor vs. Cobiça



O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que foz a
vontade de Deus permanece para sempre. - 1 João 2: 17

Adão e Eva tinham tudo o que precisavam para viver no Jardim do Éden. Eles se relacionavam com Deus e tinham intimidade um com o outro. Mas depois que Eva foi enganada pela serpente, ela viu o fruto proibido e colocou o coração nele. Em pouco tempo, Adão se juntou a ela e, indo contra a ordem de Deus, ambos comeram o fruto proibido.
Esse é o processo. Dos olhos ao coração. E em seguida vergonha e arrependimento.
Nós também temos tudo o que precisamos para ter uma vida plena, produtiva e enriquecida. "Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar" (1 Timóteo 6:7). Mas a Bíblia insiste em dizer que ter o alimento e a vestimenta básica, é o suficiente para estarmos satisfeitos. E Jesus prometeu que essas duas coisas seriam sempre providas para os filhos de Deus (Mateus 6:25-33).
As bênçãos de Deus, contudo, vão tão além dessas necessidades fundamentais, que poderíamos dizer, com toda razão, que não temos falta de nada. Mesmo assim, como Adão e Eva, nós ainda queremos mais. Colocamos nossos olhos e nosso coração na busca por prazeres desse mundo. Tentamos suprir necessidades legítimas de maneiras ilegítimas. Para muitos, essas necessidades são a busca por satisfação sexual em outra pessoa ou em imagens pornográficas feitas para parecerem uma pessoa real. Olhamos, fixamos o olhar e fantasiamos. Tentamos ser discretos, mas dificilmente afastamos nossos olhos. E uma vez que os nossos olhos são capturados pela curiosidade nosso coração se envolve. Então, agimos de acordo com a cobiça.
Também podemos ter a ambição por posses, poder ou vaidade. Vemos o que o outro tem e queremos para nós. Nosso oração se engana dizendo, "Eu seria feliz se tivesse isso." Então, tomamos a decisão de perseguir o que cobiçamos.
"Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição" (1 Timóteo 6:9).
A cobiça está em oposição ao amor. Significa colocar seu coração e suas paixões em algo proibido. E para um cristão, este é o primeiro passo para se afastar do relacionamento com Deus
e com os outros. Isso acontece porque todo objeto de cobiça seja uma jovem colega de trabalho ou a atriz de um filme, ou o desejo por uma casa de meio milhão de dólares ou por um carro esportivo - representa o início de uma mentira. Esta coisa ou pessoa que promete satisfação absoluta se assemelha a um abismo de promessas não cumpridas.
Cobiça sempre gera mais cobiça. "Donde vêm as guerras e contendas entre vós? Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4: 1). A cobiça lhe tornará insatisfeito com o seu marido ou esposa. Ela produz raiva, adormece corações e destrói casamentos. Em lugar de levar à plenitude, a cobiça leva ao vazio.
É hora de expor o que realmente é a cobiça - a sede por satisfação que só pode ser preenchida por Deus. A cobiça é como a luz de aviso no painel do seu coração lhe alertando para o fato de que você não está permitindo que Deus lhe preencha. Quando seus olhos e o seu coração estão n’Ele, suas ações lhe conduzirão a uma alegria duradoura, não a ciclos intermináveis de arrependimento e condenação.
"Visto como o Seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por Sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no
mundo"(2 Pedro 1:3-4).
Você está cansado de ser enganado pela cobiça? Não agüenta mais acreditar que o prazer em coisas proibidas é capaz de lhe manter feliz e satisfeito? Então, coloque os seus olhos na Palavra de Deus. Deixe Suas promessas de paz e liberdade trabalharem em seu coração. Receba diariamente o amor incondicional que Ele já provou para você através da cruz. Concentre-se em ser grato por tudo o que Deus já lhe deu, em lugar de escolher a ingratidão e o descontentamento.
Você se achará tão completo com o que Deus pro, que não terá mais fome de cobiça.
E quando você estiver na plenitude de Deus, volte seu coração para o seu cônjuge. "Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade... e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas" (Provérbios 5: 18-21).
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (I Jo 2:15). A cobiça é o melhor que este mundo tem para oferecer, mas o amor lhe oferece a melhor vida do mundo.

» Desafio de hoje »

Acabe com a cobiça agora. Identifique todo objeto dela em sua vida e remova-o. Rejeite todas as mentiras em que você acreditava ter prazer. A cobiça não pode terá permissão de ficar por perto. Ela deve ser destruída e exterminada - hoje - e substituída pelas promessas de deus e por um coração cheio do seu perfeito amor.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

O que você identificou como uma área de cobiça? O que ela lhe custou ao longo do tempo? Como ela lhe afastou de ser a pessoa que gostaria? Escreva sobre seu novo compromisso de buscar a Deus - e de buscar seu cônjuge - em lugar de procurar desejos tolos.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vivam como pessoas livres, mas o usem a liberdade como desculpa para
fazer o mal. (J Pedra 2: 16)

3 comentários:

  1. Graças a Deus não existe cobiça nada do tipo em.minha vida
    Não tenho inveja não desejo nada do q não é meu
    Sou grata a Deus por tudo o q tenho.
    Nesses 24 dias o Senhor Jesus tem trabalhado na minha vida de uma forma poderosa
    Estou numa relação de amor com Deus tão linda q não consigo descrever.
    Hoje mandei msg para meu cônjuge dizendo q qria vê-lo (pois tem 15 dias q não nos vimos,eu viajei e não vi ainda embora estamos separados)
    Achei q ele seria rude dizendo q já deixou claro que não tem volta q não quer me ver (pq ele ja tinha dito isso antes da minha viagem)e para minha surpresa ele veio aki em casa
    Senti o amor q ele tem por mim demonstrado através de um longo abraço mas o tempo de Deus não é o nosso então ele não disse uma só palavra,apenas me olhava fixamente qrendo dizer algo mas lhe faltava coragem.
    Deus é maravilhoso pois a vontade de desistir foi mto grande mas até aqui Deus me sustentou
    Obrigada Deus

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha cobiça sempre foi a de ter uma história de amor como a dos livros que lia, filmes que via, músicas que escutava. E meu casamento não era como eles... Eu saía de casa e não tinha ninguém que vinha atrás de mim... Enfim, minha cobiça era uma fantasia que criei. Isso me custou muito... me causou frustração, tristeza, gerou medo em meu marido, ele acumulou rancor, nos gerou dor, distanciamento. Custou-me um tempo precioso que poderia ter sido preenchido com alegrias, amor. Mas estou me aproximando cada vez mais de Deus e conversando cada vez mais com Ele para me guiar e conseguir tentar amenizar as feridas da pessoa que amo e machuquei. As minhas, por enquanto estou curando sozinha, mas com o tempo, sei que meu marido estará junto comigo - emprestei o livro para o meu marido e ele com grande alegria recebeu e se interessou em ler também. Então, só tenho a agradecer ao nosso Pai Eterno.

    ResponderExcluir