sexta-feira, 23 de março de 2012

40º Dia: O amor é uma aliança


Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que
pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo,
o teu Deus será o meu Deus. – Rute 1:16

Parabéns. Você chegou ao final de O Desafio de Amar _ o livro. Mas a experiência e o desafio de amar o seu njuge é algo que não tem que ter um fim. Continua para o resto da sua vida.
Este livro termina no 40° dia, mas quem disse que o seu desafio terminou? E, à medida que você vê o seu casamento por essa perspectiva, nós desafiamos você a considerá-lo como uma aliança e não como um contrato. Essas duas palavras são parecidas em significado e intenção mas na realidade são bastante diferentes. Ver o casamento como um contrato é como dizer ao seu cônjuge, "Eu tomo você para mim e vamos ver se dá certo". Porém, vê-lo como uma aliança muda a fala para, "Eu me entrego a você e me comprometo com este casamento por toda a minha vida".
Existem muitas outras diferenças entre alianças e contratos. Um contrato é geralmente um acordo escrito baseado em desconfiança, trando as condições e conseências caso seja quebrado. Uma aliança é um compromisso verbal baseado na verdade, assegurando a alguém de que a sua promessa é incondicional e boa para a vida. É feita diante de Deus como um ato de
amor um pelo outro.
Um contrato é para interesse próprio e vem com responsabilidades limitadas. Ele estabelece um período de tempo para a vida útil de certas mercadorias. Uma aliança é para benecio de outros e vem com responsabilidades ilimitadas. Não tem data.valide. É até que a morte nos separe". Um contrato pode ser quebrado com consentimento mútuo. Uma aliança é planejada para ser inquebrável.
A Bíblia contém muitas outras alianças maiores como parte da declarada história do povo de Deus. Deus fez uma aliança com Noé prometendo que a terra nunca mais seria destruída pelas águas de um dilúvio (Gênesis 9:12-17). Ele fez uma aliança com Abraâo prometendo que uma nação inteira de descendentes viria da linhagem da sua família (Gênesis 17: 1-8). Ele fez uma aliança com Moisés declarando que o povo de Israel seria possessão permanente de Deus (Êxodo 19:3-6). Ele fez uma aliança com Davi prometendo que um rei se assentaria em seu trono para sempre (2 Samuel 7:7-16). No final de tudo, Ele fez uma "nova aliança" pelo sangue de Cristo, estabelecendo uma herança interminável e imutável de perdão de pecados e de vida eterna para aqueles que crêem n’Ele (Hebreus 9:15). E nenhuma vez sequer Deus quebrou alguma dessas alianças.
E tem o casamento - a aliança mais forte entre duas pessoas na terra, a promessa de um homem e uma mulher de estabelecerem um amor que é incondicional e que dura por toda uma vida. No casamento, o anel representa os votos da aliança - não meras obrigações que você espera cumprir, mas promessas pensadas previamente, declaradas publicamente e testemunhadas por outros.
Assim como você leu inúmeras vezes nas páginas desse livro, manter esta aliaa não é algo que você pode fazer pelas suas próprias forças. Existe uma razão que explica por que Deus foi o primeiro a estabelecer alianças com Seu povo. Apenas Ele é capaz de cumprir as exigências de Suas próprias promessas. Apenas Ele é capaz de perdoar os que fazem aliança com Ele, mas falham em,manter a sua parte no acordo. Mas o Espírito de Deus está em você em razão da sua fé em Seu Filho e da graça concedida a você em salvação. Isso significa que agora você pode exercitar seu papel de protetor da aliança, não importa o que se levante para desafiar sua fidelidade a ela.
Especialmente se o seu cônjuge não está agora no lugar de receber o seu amor, o ato de proteger a aliança pode crescer mais ameaçador com o passar dos dias. Mas o casamento não e um contrato com cláusulas escapatórias e exceções. O casamento é uma aliança projetada para acabar com todos os atalhos de fuga ou retrocesso. Não há nada em todo o mundo que possa separar o que Deus uniu. O seu amor é baseado na aliança.
Centenas de anos após o profeta Malaquias ter registrado estas palavras, as pessoas ainda se perguntam por que Deus às vezes retém Sua mão de abençoar suas casas e casamentos. "Todavia perguntais: Por quê? Porque o Senhor tem sido testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, para com a qual procedeste deslealmente sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel, e aquele que cobre de violência o seu vestido; portanto cuidai de vós mesmos, diz o Senhor dos exércitos; e não sejais infiéis." (Malaquias 2: 14, 16)
Todo casamento é chamado para ser um retrato terreno da aliança celestial de Deus com a igreja. O casamento é para mostrar ao mundo a glória e a beleza do amor incondicional de Deus por nós. Jesus disse, "como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor" (João 15:9). Permita que a Palavra d’Ele o inspire a ser canal do amor de Deus para o seu cônjuge.
A hora é agora, homem ou mulher de Deus, de renovar a sua aliança de amor com toda sinceridade e entrega. O amor é um tesouro sagrado para ser trocado por outro, e um laço muito poderoso para ser quebrado sem conseqüências terríveis. Ligue-se mais uma vez àquele (a) que Deus entregou para você cuidar, apreciar e honrar.
A união de vocês está em suas mãos. Seja desafiado a segurá-la e nunca deixá-la acabar.
Nós desafiamos você.

» Desafio de hoje »

Escreva novas promessas assim como você fez no dia do seu casamento. Guarde-as em algum lugar da sua casa. Talvez, se for apropriado, você pode renovar essas promessas formalmente diante de um ministro e com a família presente. Faça dessas promessas um testamento vivo do valor do casamento aos olhos de deus e da grande honra de ser um com seu cônjuge.

- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

O que Deus lhe revelou durante a jornada de O Desafio de Amar? Como a sua visão de casamento mudou? Qual o seu nível de comprometimento com Deus e com o seu cônjuge? Com quem você pode compartilhar isso como testemunho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ele se lembra para sempre da sua aliança. (Salmos 105:8)

13 comentários:

  1. Cheguei no ultimo dia, Graças a meu Deus. Plantei tudo o que tinha que plantar, orei tudo o que tinha que orar em pro a isso. Agora só esperando a colheita e creio que Deus já está operando. confesso foi uma das experiencias mais tremenda que aconteceu na minha vida. te amo meu Jeus.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu queria dizer que eu terminei hoje o meu Desafio de Amar. Vou quase completar 6 mes de casamento com o amor da minha vida. Não comecei a fazer o Desafio porque estávamos em crise, muito pelo contrario, vivemos em lua de mel. Mesmo assim resolvi fazer porque queria ver como era essa experiência. Foi incrivel! Durante esse processo fui desenvolvendo um amor puro e sincero ainda maior pelo meu amor... Muito recomendavel para todos os parceiros, independente em que fase estejam em seus casamento. Nem briguinhas bobas tenho mais com ele. Tudo sumiu e deu lugar a uma paixão intensa e forte entre nós dois. Por isso gostaria muito de agradecer a autora desse blog por disponibilizar essa jóia aqui na internet. Muita gratidão e luz a você, Manu! Um beijo grande e que o autor do amor te abençõe. Irei indicar para todos querecisarem.

    ResponderExcluir
  3. Opss, desculpe os erros de grafia e digitação. * 6 meses,* que precisarem.

    ResponderExcluir
  4. Terminei hoje o meu desafio, foi gratificante para mim, continuarem colocando em prática todos os dias da minha vida, esse aprendizado, não somente com o meu esposo, mas com os filhos, com amigos, enfim em toda a minha vida. Com certeza já sou uma pessoa melhor para mim e também para os outros. Obrigada pela oportunidade, recomendarei e espero que todos obtenham um retorno positivo como eu. Lu.

    ResponderExcluir
  5. Último dia de desafio!
    Maravilhoso!!!! Não tenho palavras para descrever as mudanças, em mim primeiramente, e como consequência, no meu relacionamento :))))
    Obrigada, Manu. Já inclui algumas amigas no desafio que também estão amando!! Obrigada e fique com Deus!

    T.S.R.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Voces sabem onde consigo o Link para o Test do Livro Desafio do Amor ?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada meu Deus por conseguir chegar até o fim 🙏
    Foram os 40 dias mais gratificantes da minha vida
    Pensei em desitir no começo pq ele rejeitava tudo o q eu fazia era grosso nas palavras não respondia minhas msgs e hoje eu vejo o trabalhar de Deus
    Ainda não estamos juntos mas creio q minha Vitória ja chegou do esperando o tempo de Deus me entregar
    Hoje ele me manda msg perguntando se estou bem se almocei se estou na cuidando...ou seja pra quem rejeitava tudo hoje já tem outras atitudes graças a Deus
    Pensei em desistir mts vezes achando q era Loucura da minha cabeça fazer tal coisa já a ele tinha me dito q não tem chances e volta.
    Mas cada dia foi um aprendizado Deus me deu sabedoria pra cumprir msm não estando juntos.
    Agora so esperar o tempo de colher

    Obrigada Deus
    Até aqui o Senhor me ajudou

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meu Deus por conseguir chegar até o fim 🙏
    Foram os 40 dias mais gratificantes da minha vida
    Pensei em desitir no começo pq ele rejeitava tudo o q eu fazia era grosso nas palavras não respondia minhas msgs e hoje eu vejo o trabalhar de Deus
    Ainda não estamos juntos mas creio q minha Vitória ja chegou do esperando o tempo de Deus me entregar
    Hoje ele me manda msg perguntando se estou bem se almocei se estou na cuidando...ou seja pra quem rejeitava tudo hoje já tem outras atitudes graças a Deus
    Pensei em desistir mts vezes achando q era Loucura da minha cabeça fazer tal coisa já a ele tinha me dito q não tem chances e volta.
    Mas cada dia foi um aprendizado Deus me deu sabedoria pra cumprir msm não estando juntos.
    Agora so esperar o tempo de colher

    Obrigada Deus
    Até aqui o Senhor me ajudou

    ResponderExcluir
  10. Preciso do link para o teste, alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Quero que todos saibam o quão grato estou após a restauração do meu casamento com a ajuda de um feiticeiro chamado Dr.John. Ele é ótimo e único, consegui o contato dele aqui online a partir de testemunhos que li sobre ele .. eu disse a ele meus problemas e ele lançou um feitiço de amor que trouxe meu marido de volta para mim depois que ele me traiu e quis o divórcio, para minha maior surpresa meu marido veio com um carro novo marrom que ele acabou de comprar para mim, esta é a melhor coisa que já aconteceu comigo e agora estamos vivendo muito felizes juntos. Dr.John está lá para responder ao seu problema de relacionamento e qualquer problema espiritual. entrar em contato com ele no e-mail: doctorjohn909@gmail.com, você também pode adicioná-lo no WhatsApp +971528657959

    ResponderExcluir
  12. 😍 Resolvi fazer o desafio de trás pra frente.
    Li tudo, meu casamento é ótimo, mas sempre podemos melhorar...
    Hoje e meu primeiro dia e servi café na cama ( nunca fiz isso antes) teve conversas, carinhos e foi ótimo. Quando ele voltar do trabalho vou preparar algo e falar sobre nossa aliança de vida.

    ResponderExcluir