quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

5º Dia O amor não maltrata



A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como
maldi
ção é recebida. - Provérbios 27:14

Nada irrita o outro tão rápido quanto à grosseria. Arrogância é dizer coisas desnecessárias ou fazer coisas desagradáveis para a pessoa ao nosso lado. Ser rude é ser inconveniente, constrangedor ou irritante. No casamento, isso poderia ser o falar grosseiro, certos comportamentos à mesa, ou o hábito de ser sarcástico. Apesar de convivermos com isso, ninguém gosta de estar com uma pessoa rude. Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa que é grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria.
Como sempre, o amor tem algo a dizer sobre isso. Quando um homem é guiado pelo amor, ele se comporta intencionalmente de forma a fazer sua esposa se sentir confortável onde
estiver. Se ela deseja amá-lo, ela irá propositadamente evitar coisas que o frustram ou causam desconforto para ele.
O ponto principal é que o amor verdadeiro presta atenção em seu comportamento.
Adotar este conceito pode trazer refrigério ao seu casamento. Boas maneiras expressam para sua esposa ou para o seu marido: "Eu lhe valorizo o suficiente para exercitar autocontrole perto de você. Eu quero ser uma companhia agradável." Quando permitimos que o amor mude o nosso comportamento - mesmo que nos menores aspectos - restauramos uma atmosfera de honra em nosso relacionamento. As pessoas que praticam boa etiqueta tendem a aumentar o vel de respeito no ambiente onde se encontram.
Para a maioria, a etiqueta usada em casa é muito diferente da usada com amigos, e até mesmo com os estranhos. Podemos estar aos berros ou mal humorados, mas se a campainha tocar, abrimos a porta sorrindo e com muita gentileza. Mas, se nos desafiamos a amar, também iremos querer dar o melhor de nós. Se não deixarmos o amor nos motivar a fazer as mudanças necessárias em nosso comportamento, a qualidade do nosso casamento será atingida por conta disso.
As mulheres tendem a ser muito melhores em certos tipos de comportamento do que os homens, apesar de serem rudes de outras formas. O rei Salomão disse: "Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta" (Provérbios 25:24). Mas, principalmente os homens, precisam aprender essa importante lição. A Bíblia diz: "Bem irá ao homem que se compadece" (Salmos 112:5). Um homem prudente sabe discernir o que é apropriado e, conseqüentemente, ajustar seu comportamento de acordo com a situação.
Há duas razões principais pelas quais as pessoas são rudes: ignorância e egoísmo. Com certeza, nenhuma das duas é boa. Uma criaa nasce ignorante no que se refere à etiqueta, precisando de muita ajuda e treinamento. Os adultos, contudo, demonstram sua ignorância em outro vel. Sabemos as regras, mas podemos nos fazer de cegos sobre como as quebramos ou
ser egocêntricos demais para nos importar. De fato, não percebemos o quão desagradáveis podemos ser.
Ponha-se à prova com essas perguntas:
· Como o seu cônjuge se sente com o seu jeito de agir e falar com ele?
· Como o seu comportamento afeta o senso de auto-estima e de imporncia do seu cônjuge?
· Seu marido ou sua esposa diria que você é uma bênção, ou que você é condescendente e constrangedor?
Se você está pensando que o seu cônjuge - não você - é quem precisa ser trabalhado nesta área, você está provavelmente sofrendo de um caso grave de ignorância e egoísmo. Lembre-se,
o amor não maltrata, mas leva você a um padrão mais elevado.
Você deseja que seu cônjuge pare de fazer coisas que lhe chateiam? Então, é hora de parar de fazer coisas que o chateiam. Você será reflexivo e amoroso o suficiente para descobrir e evitar
o
comportamento que torna a vida desagradável para seu (sua) companheiro (a)? Você aceitará o desafio de ser agradável?
Aqui estão três princípios norteadores para que você pratique a etiqueta em seu casamento:
·       Guarde a Regra de Ouro. Trate seu cônjuge da mesma maneira que você deseja ser tratado (veja Lucas 6:31).
·       Nada de Padrões Diferentes. Seja tão atencioso com o seu cônjuge quanto você é com estranhos ou com colegas de trabalho.
·       Atenda às Solicitações. Considere o que o seu marido ou esposa lhe pediu para fazer ou não fazer. Se estiver em dúvida, então pergunte.

» Desafio de hoje »

Peça ao seu cônjuge para lhe dizer três coisas sobre você que o deixam desconfortável e irritado. Faça isso sem atacá-lo e sem justificar seu comportamento. Preocupe-se apenas com a perspectiva dele.

-Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.

Quais foram as três coisas que o seu cônjuge disse sobre você que precisam da sua atenção? Como você reagiu ao ouvi-las? O que você pretende fazer para melhorar essas áreas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nas palavras da boca do bio há favor. (Eclesiastes 10: 12).

26 comentários:

  1. Este livro e otimo e nao serve apenas para casais mais se colocarmos em pratica em qualquer tipo de relacionamento seja com duas, tres ou mais pessoas ele pode ser muito bem aptrsentado . Que deus abençoe cada dia maiscos casais deste pais.

    ResponderExcluir
  2. Diz que o cobro demais. Que o incomodo as vezes e que digo muita coisa desnecessária. Reagi bem, e vou procurar melhorar pra não estragar o que tenho com ele.

    ResponderExcluir
  3. Ontem eu nao disse nenhuma... palavra negativa, o tratei com bondade e o escutei mais. Pensi q ee tem muitas coisa
    S a reclamar de mim. Esta num nível de relacionamento onde nao se ve qualidades, esta difícil pois a vontade de continuar esta diminuindo, mas nao quero desistir. quero direcionar meu coração pois ele é falho e ainda ami apesar de todo, o mal. A noite eu fraquejei e chorei, um pouco de frustração e medo, muito medo, nessa conversa onde chorei, ele me disse que esta se sentindo desmotivado para me amar e me dar carinho, etc, disse que ate quando faço um bem a ele,ele se sente des confortável, mss que nao quer desistie, por isso prefere ficar quieto.

    ResponderExcluir
  4. Vou trata-lo como gostaria de ser tratada e ter mais bons modos assim como com as pessoas de fora

    ResponderExcluir
  5. Então... Esta é a segunda vez que começo o desafio. Iniciei a pedido de uma terapeuta pois meu relacionamento parece não ter mais jeito. A primeira vez q fiz, parei exatamente no 5º dia pois recebi uma grosseria enorme e desanimei em continuar. Hoje estou novamente no 5º dia e quando tudo parece estar melhorando, vem um balde de água fria!!! Mas desta vez não vou desanimar, vou seguir porque se não for assim, infelizmente não tem mais pq continuar... Está difícil, dói. Acho que no fundo estou perdendo meu tempo, que meu marido nunca vai mudar. Já passei até por agressão e perdoei. Estou indo contra todos os meus princípios para manter minha família unida... Será que ele está percebendo isso??? Será que um dia vai dar valor??? Mesmo assim vou seguir...

    ResponderExcluir
  6. As vezes e difícil. Pois parece que tudo que se faz e em vão.. Mas meu Deus e maior que tudo e a vitoria e certa

    ResponderExcluir
  7. Não perguntei pra ele. Não tem nem clima pra perguntar. Mas eu até imagino oq ele iria falar.
    Me irritei com ele hj, até pensei em desistir. Cada dia que passamos separados meu desespero cresce. Hoje foi um dia que chorava por tudo.
    Estou perdendo a esperança, queria conseguir ver uma luz no fim do túnel. Assim poderia me dar um ânimo.
    Finalndo quinto dia.. continuamos separados e nada mudou.. Só nos afastamos mais.

    ResponderExcluir
  8. Bom, não perguntei pra ele as coisas q o irrita. Ele não iria falar e não tem clima pra eu chegar nesse tipo de conversa. Mas ele já tinha falado milhões de vezes, então refleti mto sobre isso e vi q eu errei em mtas coisas. Q dava sim pra ter mudado e feito diferente. Q pena q no calor dos acontecimentos eu não consegui vê isso. Espero q eu tenha a oportunidade de mudar as coisas e arrumar as que eu errei. Só espero!!!

    ResponderExcluir
  9. Ele disse qe reclamo mt , nao faco as coisas direito em casa e qe sou chata

    ResponderExcluir
  10. No 5º dia do desafio eu não o perguntei sobre o que em mim mais o incomoda. Mas segundo ele, é minha impaciência, excesso de cobranças e pressão. Tenho tentado mudar e cobrar de uma forma mais tranquila.
    Não é fácil mudar o comportamento errado de anos, mas continuarei firme no meu proposito. Deus vai me dar sabedoria. Lu.

    ResponderExcluir
  11. Não tive clima para fazer, pois brigamos :((((

    T.S.R.

    ResponderExcluir
  12. Estou no 5 dia e vejo ele distante.. ele me pediu o divorcio do nda sem motivos, apenas diz q nao se acostumou com essa vida de monotomia, mas eu amo demais e nao aceito esse final para o nosso amor, pra qm fazia juras de amor todos os dias,. Estou mto destruida, arrasada.
    I.B.F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei moca o primeiro de tudo e vc orar e dai vai seguindo cada dia pede a Deus pra ele te da estrategia

      Excluir
  13. Ele disse q mais tarde falaria pois estava cheio de coisas pra fazer. A noite não perguntei pq ele estava com raiva de mim pq fui a igreja e demorou mto , ele ligou e estava no silencioso , ficou com raiva mas n briquei

    ResponderExcluir
  14. Bom ! Estou fazendo o desafio, mais o que me deixa mais triste e magoada é ta fazendo tudo e ele não perceber nada ! Dizer que eu não quero ele e todo momento quer acabar ! Sinceramente não sei o que faço :(

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Disse q não mudaria nada em mim pois eu fiz tudo o q estava ao meu alcance
    Ele se cobra muito pq ele e me traiu e decidiu se separar
    Disse q me ama mais q seria melhor assim pq eu não posso sofrer
    Tá difícil continuar o desafio pois hoje ele disse q não vamos voltar e q não é pra eu ficar com expectativas
    Mas se Deus tocou em meu coração fazer o desafio eu irei até o fim msm sem esperanças pois sem que quem da a última palavra é Deus e a no final vai valer a pena

    Deus no controle sempre

    ResponderExcluir
  17. Tivemos uma dr hj... Não chegou a ser briga. .. Mais foi ruim... Estamos muito distantes
    :(

    ResponderExcluir
  18. Pra eu parar de me intrometer na vida alheia, parar de falar muito , e ser mais agradável com as pessoas tipo política. Reagi com bom humor e pretendo começar a falar só coisas posistivas das pessoas , ficar mais calada e falar só qdo for solicitado e aprender a tratar todos bem educadamente

    ResponderExcluir
  19. Comecei pela primeira vez esse desafio, confesso não é fácil, faz um mês e meio que casamos, de um relacionamento que vinha se arrastando por 5 anos. Como pode a pessoa mudar tanto, ou sou eu que mudei? Assim como ele eu tenho filhas de outro relacionamento, a diferença é que elas moram conosco e o filho dele não, mas é uma bênção e sempre que posso eu elogio o menino, mas ele só sabe reclamar das minhas filhas, vejo que elas estão tentando adaptar-se, pois não tinha presença masculino em casa, mas ele só reclama, isso me deixa muito triste, mas as reclamações não param nelas, se peço pra fazer algo na casa ele TB não gosta, mas se tem um homem dentro de casa pq eu iria pedir pra outro fazer? Confesso estou perdida, mas em fim cheguei no 5o. dia é quando perguntei ele disse que não tem nada em mim que ele não goste. O que fazer diante desta resposta? Se nada em mim o irrita pq age dessa forma? Nesta noite cheguei tarde de um evento na igreja, encostei no sofá e acabei dormindo, acordei era 3:30 da manhã aí fui pra cama, ele não gostou, mesmo eu dizendo que era cansaço ele diz que esqueci dele. Meu Deus é muito cedo pra estarmos esgotados de um relacionamento, não posso permitir isso. Compartilhei isso como um grito de socorro.
    L.R.T

    ResponderExcluir
  20. Ele disse que devo me amar e me dar valor, andar arrumada, me olhar no espelho, só é feia quem quer ser; que devo saber dar ordens em casa e no trabalho; e que devo dizer NÃO, porque sou boa demais pra todo mundo; não ter pena de ninguém que ninguém tem pena de mim...E agora? Ser vaidosa parece fácil. Mas só sei pedir com educação e humildade; não sei ser rude. Sou boa mesmo, assumo. Meu lema é ser gentil, solidária, útil, generosa... não consigo dizer não.
    Até que ponto posso trabalhar as queixas dele indo contra os meus princípios?

    ResponderExcluir
  21. Os illuminati são uma sociedade secreta que se esforça para promover valores espirituais e morais. Foi fundada sob princípios de amor, justiça, unidade, paz e alívio. Os illuminati reúnem indivíduos de boa vontade, independentemente de suas diferenças e origens, e garantem que esses bons homens se tornem melhores na sociedade. Você deseja ser um membro dos illuminati e se tornar rico, famoso, poderoso e se destacar na vida? Você estava dando $ 900.000 como o primeiro benefício. Por favor, entre em contato comigo agora ou adicione-me whatsapp +2348113388018 Email davidcastrocarlo@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Primeiro ele riu,precisei informar que não ia brigar ou me ofender com nada.
    Ele brincou que tem uma lista bem grande. Escolheu uma coisa que o chateia e me comprometi a melhorar,pois é importante para nós. É relacionado ao trabalho que fazemos juntos. Amadurecer é minha meta.

    ResponderExcluir
  23. Foi chato não ouvi-lo dizer as três coisas mas como ele reclama de tudo em mim, vou procurar melhor nos aspectos que eu me lembrar que o chateiam.
    Disse que podemos tentar novamente, mas só por causa da criança e por causa do que a família dele diria😪 foi devastador. 😪
    Estou insegura por causa da traição dele. Mas vou continuar e honrar os votos que fiz ao meu Deus.

    rrlsn

    ResponderExcluir